Melhores plugins de WordPress para Marketing Digital e profissionais da área

Se você é um profissional de marketing digital que trabalha com WordPress, ou talvez queira melhorar o marketing digital do seu negócio, é fundamental ter plugins de qualidade para otimizar seus esforços e lhe ajudar a alcançar mais resultados.

Para lhe ajudar fizemos uma seleção somente com os melhores plugins e os dividimos por áreas e atuações de um profissional de marketing digital.

Alguns plugins são totalmente gratuitos, outros oferecem versões gratuitas com funcionalidades básicas e versões pagas com recursos mais avançados, e outros são somente pagos.

Porém se você quer elevar seu nível de profissionalismo no marketing digital e otimizar seus resultados vale a pena o investimento.

Nossa sugestão é primeiro avaliar e listar suas necessidades de marketing, priorizar e de acordo com as descrições de cada plugin que fizemos ver qual irá atender melhor essas demandas, e então ver quais ferramentas vale fazer o investimento. Também, claro, aproveitar o máximo das versões gratuitas.

Então vamos às nossas recomendações!

Plugin para criação de landing pages

Iremos começar com um plugin construtor de páginas (page builder) que irá lhe auxiliar na criação de landing pages atraentes e de alta conversão, pois uma boa página otimizada é a base para qualquer campanha de marketing online.

O que é landing page?

Se você é profissional de marketing já deve saber (ou pelo menos deveria), mas vamos explicar – landing page, também conhecida como página de destino, é qualquer página no seu site criada com o propósito de receber e converter tráfego de campanhas de marketing.

Em outras palavras, é a página para a qual o visitante é direcionado quando clica por exemplo em um anúncio do Google AdWords, ou anúncio do Facebook, links de email marketing, links de posts em redes sociais ou outras fontes de tráfego da sua campanha.

Na verdade o profissional mais indicado para criação de landing pages é o web designer. Porém em alguns casos o orçamento não permite contratar um profissional da área e por isso alguns profissionais de marketing acabam se aventurando nessa função. Nesse caso se faz ainda mais necessário um bom plugin que auxilie na criação de boas páginas.

Como criar landing pages?

De uns anos pra cá surgiram vários plugins construtores de páginas para WordPress pois o seu antigo editor clássico (um bloco monolítico de texto) não ajudava praticamente em nada na criação de layouts mais elaborados.

Para suprir essa demanda surgiu o recente projeto Gutenberg que está reformulando e facilitando a forma como criamos conteúdos e layouts no WordPress.

Porém mesmo o Gutenberg estando a todo vapor incluindo melhorias constantemente, alguns plugins ainda oferecem recursos melhores e facilitam ainda mais o processo de criação de landing pages.

Então conheçam o Elementor!

Elementor

Para nós esse é o melhor plugin para criação de landing pages, é imbatível em relação custo-benefício pois ele é muito mais que um simples construtor de páginas, é uma solução tudo-em-um para profissionais de marketing por um ótimo preço.

Ele possui uma versão gratuita que atende bem para fazer o básico mas o ideal mesmo é a versão Pro que vem com recursos avançados especialmente para profissionais marketing, como por exemplo construtor visual de formulários e pop-ups (esse é sensacional!), integração com vários serviços de email marketing e redes sociais.

Com o editor arrasta-e-solta você não precisa saber códigos e conta com mais de 90 blocos de conteúdo e layout básicos como colunas, títulos, imagens e outros avançados como botões de compartilhamento, construtor de formulários e contador regressivo (countdown).

Veja o Elementor em ação no vídeo abaixo:

Ele é especialmente interessante para profissionais de marketing com pouca ou nenhuma habilidade em design pois possui mais de 150 templates prontos de vários nichos para serem usados de imediato e em pouco tempo. E sua esquipe está constantemente criando e disponibilizando novos templates e site kits.

Qual tema usar com o Elementor?

Provavelmente o tema que você já tem instalado em seu site irá funcionar com o Elementor. Porém se você quer um tema preparado para o Elementor recomendamos o Hello Theme que é um tema com recursos básicos mas especialmente feito para o Elementor.

Se quiser um tema mais avançado recomendamos o Astra que funciona muito bem com o Elementor, possui recursos mais avançados e oferece ainda mais templates e sites prontos.

Então se você quer uma ferramenta tudo-em-um para aumentar sua produtividade e resultados de marketing em pouco tempo vale a pena conferir o Elementor pois com certeza é a melhor escolha para seu “stack” de marketing digital.

Plugin para SEO

Depois de criar seu site e suas lindas landing pages você precisará otimizar seu site para o Google e outros motores de busca para melhorar o ranqueamento de seus sites e atrair tráfego.

O Yoast SEO vem reinando por um longo período como o plugin de SEO mais popular para o WordPress, entretanto recentemente surgiu um concorrente de peso com recursos avançados e totalmente gratuito!

Conheçam o RankMath.

RankMath

Diferentemente do Yoast SEO que separa suas funcionalidades avançadas em extensões pagas, o RankMath reune todos seus recursos em um só plugin e ainda por cima menor e com melhor desempenho.

O RankMath inclui recursos avançados como:

  • suporte a Rich Snippets de artigos, produtos, vídeos, receitas, entre outros (são os resultados que aparecem em destaque nas buscas do Google);
  • News sitemap e ping automático para sites de notícias aparecerem nos resultados do Google News;
  • otimização para negócios físicos (como lojas, restaurantes) aparecerem nos resultados do Google (Local SEO);
  • compatibilidade com o WooCommerce;
  • integração avançada com o Search Console do Google que permite você conferir o desempenho do seu site dentro do painel administrativo do próprio site;
  • ferramentas como redirecionamento de links e monitoramento de páginas 404.

Para facilitar a configuração o plugin vem com um passo a passo bastante completo e fácil de seguir ao ativar o plugin.

Se estiver usando o Yoast SEO Free/Premium ou o All In One SEO, o RankMath oferece um importador de configurações.

Vale muito a pena conferir esse novo gigante do SEO para WordPress.

Plugins para captura de emails e geração de leads

Depois de ter criado suas landing pages com o Elementor e otimizado o SEO do seu site com o RankMath você deverá estar preparado para converter seus visitantes em leads e clientes.

Portanto essa categoria engloba plugins com o objetivo de auxiliar na geração de leads através da captura de emails e gerenciamento desses contatos.

Como essa é uma área muito extensa, com vários recursos e técnicas possíveis, listamos mais de um plugin para você escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Vale lembrar que se você adquiriu ou tiver interesse em adquirir o Elementor Pro, ele já vem com vários recursos para captação de leads como o excelente e avançado construtor de pop-ups, o construtor de formulários e integrações com vários serviços de email marketing e redes sociais.

Portanto se você tiver o Elementor Pro bem provável que não seja necessário alguns dos plugins abaixo (dessa área de geração de leads) como o OptinMonster, MailChimp e Sumo. Portanto analise bem suas necessidades e caso a caso.

OptinMonster

Esse plugin realmente é o monstro dos pop-ups e captura de emails. Esse é o foco dele e faz isso muito bem. Possui um construtor visual de pop-ups e recursos avançados como:

  • várias opções de posicionamento dos pop-ups (veja imagem abaixo);
  • várias opções de ativação dos pop-ups como tempo, rolagem da página e detecção da intenção do usuário de abandonar a página;
  • opções de segmentação avançada baseadas na fonte do tráfego, no tipo de dispositivo e campanhas de remarketing/retargeting;
  • testes A/B;
  • integração com vários serviços e ferramentas de marketing;
  • ferramentas avançadas de análise e muito mais.

Se está procurando um plugin de popup avançado vale muito a pena o investimento nesse plugin.

Mailchimp

Nos últimos anos o MailChimp tem evoluído de uma simples ferramenta de email marketing para uma plataforma completa de marketing digital, incluindo recursos como CRM, automação e gestão de anúncios.

Se você já utiliza ou quer utilizar o Mailchimp com o WordPress esses dois plugins irão facilitar muito a integração entre as duas plataformas:

MC4WP: Mailchimp for WordPress

Se você precisa de uma solução simples mas poderosa para aumentar sua lista de emails esse plugin é uma boa opção. Você pode criar e customizar formulários de inscrição de newsletter com o próprio plugin e também integrá-lo a vários formulários existentes em seu site, como o formulário de comentários, formulário de contato ou formulário de pagamento do WooCommerce.

Poderá integrá-lo também com outros plugins de formulário que você já tenha instalado no seu site com o Contact Form 7, Gravity Forms, Ninja Forms etc.

Mailchimp for WooCommerce

Esse é o plugin oficial desenvolvido pela equipe do Mailchimp para fazer integração da sua loja virtual (WooCommerce) com sua conta do Mailchimp, e é totalmente gratuito.

O dados de seus clientes e das vendas da sua loja são sincronizadas automaticamente com o Mailchimp facilitando o envio de campanhas de email marketing segmentadas, recuperação de carrinhos abandonados e acompanhamento automático dos clientes após a compra como recomendação de produtos.

Mesmo que você não implemente de imediato essas automações vale a pena manter ele instalado em sua loja virtual para ir coletando dados ao longo do tempo pois quando quiser utilizar já terá uma grande base de dados para poder trabalhar nas suas ações de marketing.

HubSpot All-In-One Marketing

O plugin do HubSpot para o WordPress é realmente o tudo-em-um oferecendo ferramentas desde a captura de emails até a gestão do relacionamento com seus leads.

O plugin é gratuito e inclui ferramentas de captura de leads como formulários, pop-ups, chat ao vivo (até mesmo automação com chatbots) e integração automática com o CRM gratuito da HubSpot para gerenciar seus contatos/leads! É um serviço realmente valioso para seu negócio ou para oferecer a seus clientes.

Depois de aumentar sua lista de e-mails você pode enviar campanhas de email marketing através do própio HubSpot.

Todos esses recursos funcionam imediatamente, sem a necessidade de ajuda de desenvolvedor. Basta instalar o plugin, cadastrar e conectar sua conta do HubSpot.

A partir daí na área administrativa do WordPress você conseguirá ver o painel do HubSpot, criar seus formulários, chat etc. Saiba mais sobre os recursos do HubSpot aqui.

Sumo

O Sumo (antigo SumoMe) oferece ferramentas para aumentar sua lista de emails como pop-ups e “smart bars”, também oferece envios de email marketing únicos ou sequenciais (drip campaigns), integrações e recursos de comércio eletrônico como recuperação de carrinho abandonado e upsells (aumento do valor médio do pedido).

Também inclui uma barra de compartilhamento em redes sociais bem bacana, que é essa que usamos aqui no Universo WP. Disponibilizam várias redes sociais e o widget é responsivo adaptando-se em telas de celulares. Veja exemplos das ferramentas que eles oferecem.

Possui um plano gratuito com boa parte desses recursos mencionados e envio de até 10 mil emails por mês, portanto vale muito a pena testá-lo.

Plugin para criação de funis de vendas

Uma estratégia importantíssima que deve fazer parte das suas campanhas de marketing digital é a criação de um bom funil de vendas.

Um funil de vendas (ou fluxo) é uma série de etapas que o visitante segue em seu site para executar uma ação que você deseja – seja comprar seu produto ou serviço, inscrever na sua newsletter, baixar seu ebook, inscrever em um webinário etc.

Exemplo do fluxo de um funil de vendas

A compreensão e análise do seu funil de vendas pode ajudá-lo a encontrar buracos no funil – onde os visitantes abandonam e nunca se convertem. Isso é muito importante para que você possa influenciar a maneira como os visitantes se movem pelo funil e aumentar as chances de convertê-lo.

Para ajudar nessa tarefa surgiu o plugin CartFlows.

CartFlows

Basicamente o que esse plugin faz é permitir que você tenha total controle da customização das etapas que o visitante irá seguir no funil de vendas do seu site.

Dessa forma você pode criar, analisar e ajustar todo o fluxo do seu visitante, como por exemplo inserir upsells e downsells como etapas intermediárias desse funil para poder aumentar o ticket médio da sua loja.

CartFlows foi projetado para ser usado com o WooCommerce para vender produtos digitais e físicos mas também pode ser usado para criar funis mais simples pois nem todos os funis precisam de um sistema de finalização de compra (checkout).

Com poucos cliques você pode adicionar modelos já prontos de funis de alta conversão, testados e aprovados, ou criar seu próprio fluxo.

Importando modelos de funis prontos

Após importar ou criar seu funil você também poderá reordenar as etapas facilmente no editor arrasta-e-solta:

Reorganizando as etapas do fluxo

E o melhor: o CartFlows funciona com os construtores de páginas mais comuns do mercado, como o Elementor, Divi Builder, Beaver Builder e em breve será compatível com o Gutenberg. Com isso você consegue realmente personalizar seu funil com lindos templates e layouts customizados.

Customizando a página de pagamento com o Elementor

O plugin possui uma versão gratuita e uma versão Pro que é paga. A versão gratuita atende muito bem para você criar seus fluxos ou importar alguns modelos disponíveis. Na versão paga acrescentam alguns recursos como:

  • Mais modelos de funis Premium
  • Editor dos campos e página do checkout do WooCommerce
  • Adicionar ofertas no checkout como upsells e downsells
  • Recuperação de carrinho abandonado
  • E outros recursos que estão por vir como teste A/B

Se você quer elevar o nível do seu marketing digital recomendamos muito conferir o CartFlows.

Plugins de Analytics

Depois de implementar sua campanha de marketing digital você deverá analisar suas ações, de ponta a ponta, para acompanhar o ROI e poder ajustar e otimizar o que não estiver trazendo bons resultados. Para isso existem as ferramentas de análise ou analytics.

Como o Google Analytics é a plataforma de análise mais utilizada, nós escolhemos plugins que integram ele com seu site WordPress.

MonsterInsights

Definitivamente o melhor plugin de Google Analytics para WordPress. Eles oferecem uma versão gratuita que dá para você testar os recursos básicos e caso necessite de funcionalidades e integrações avançadas pode fazer o upgrade depois.

Na versão gratuita o plugin faz o rastreamento básico e permite os seguintes recursos:

  • Principais relatórios na área administrativa do WordPress
  • Ativar relatórios de informações demográficas e de interesses para remarketing e publicidade.
  • Atribuição de link aprimorada (permite você saber qual botão call-to-action ou link da sua landing page está recebendo mais cliques).
  • Rastreamento de downloads.
  • Rastreamento de links de saída e afiliados.
  • Excluir do rastreamento perfis específicos de usuários do site.
  • Acompanhamento de vários domínios (possibilita que o Google Analytics veja as sessões em dois sites relacionados como uma única sessão).

Além dessas os planos avançados incluem as seguintes funcionalidades:

  • Rastreamento de envio de formulários.
  • Rastreamento das páginas no Google AMP.
  • Rastreamento de anúncios.
  • Integração avançada para WooCommerce, Easy Digital Downloads, LifterLMS, e MemberPress.
  • Integração com o Google Optimize para redirecionar os visitantes do seu site e executar testes A/B com facilidade.

Se está precisando de um plugin avançado para rastrear e entender melhor as interações com seu site e suas ações de marketing essa é a melhor escolha.

Google Analytics Dashboard for WP

Se estiver com orçamento apertado este plugin é totalmente gratuito e também uma ótima opção. Além de fazer a integração com o Google Analytics ele permite visualizar as principais métricas dentro do próprio painel administrativo do WordPress.

Além dos recursos básicos de rastreamento do site ele conta com alguns recursos avançados como por exemplo rastreamento de downloads, links de afiliados, fragmentos de URL (#) e profundidade de rolagem da página. Também oferece suporte básico a ecommerce e AMP.

Esse plugin é realmente muito bom e vale a pena conferir. Mas se você precisa de uma integração mais avançada com o Google Analytics recomendamos o MonsterInsights.

Dica bônus: Plugins para encurtar e gerenciar links customizados

Se você é profissional da área de marketing digital ou marketing de afiliado provavelmente deve lidar quase que diariamente com links customizados e encurtadores de URL como o Bitly, seja para compartilhar links em redes sociais ou para campanhas personalizadas do Google Analytics. Então saiba que é possível fazer isso dentro do próprio WordPress.

Os dois plugins apresentados aqui irão ajudar no encurtamento e redirecionamento de links, transformando uma URL muito grande e feia (por exemplo https://www.example.com/?utm_source=newsletter1&utm_medium=email&utm_campaign=summer-sale&utm_content=toplink) em uma URL mais legível e amigável usando seu próprio domínio (https://www.example.com/verao20), ou você pode comprar um outro domínio para encurtar ainda mais esses links, ficando por exemplo algo como https://xmpl.com/verao20.

Na verdade essa técnica e esse tipo de plugin são mais voltados para gerir links de afiliados (modelo de marketing que paga comissões por indicações de produtos/serviços), porém seus recursos são bastante úteis para encurtar e gerenciar as URLs de suas campanhas de marketing, tudo em um só lugar.

Os dois plugins possuem versões gratuitas que atendem bem para fazer o básico. Caso você trabalhe com marketing de afiliado e precise de recursos mais avançados pode comprar as versões profissionais.

As versões gratuitas dos dois plugins incluem recursos básicos como categorização dos links (o que ajuda na organização), tipos de redirecionamento (301, 302 e 307) e configurações dos atributos do link (title, target, nofollow etc).

ThirstyAffiliates

Aqui no Universo WP nós usamos o ThirstyAffiliates para gerenciar nossos links de afiliados e gostamos muito dele.

A vantagem do ThirstyAffiliates em relação ao URL Shortener é que ele inclui relatório de cliques na sua versão gratuita.

Relatório do ThirstyAffiliates de cliques nos links

Simples, eficiente e poderoso, vale a pena conferí-lo, principalmente se você atua no mercado de marketing de afiliados.

URL Shortener

Já a vantagem da versão gratuita do URL Shortener em relação ao ThirstyAffiliates é que ele inclui o recurso de inserir automaticamente o link curto em postagens e páginas. Caso você seja um afiliado e tenha bastante conteúdo antigo em seu site/blog esse recurso será bastante útil.

Outra vantagem do URL Shortener é que a versão Pro é bem mais em conta do que o ThirstyAffiliates Pro.

Hospedagem

Por último mas não menos importante, uma boa hospedagem WordPress é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital.

Não adianta nada você investir alto em ferramentas e estratégia se na execução da sua campanha o seu site não aguenta o tráfego, tem baixo desempenho ou é inseguro.

SiteGround

O SiteGround é a hospedagem do Universo WP desde 2015 e sinceramente não temos nada a reclamar, nossos problemas com hospedagem acabaram. Usamos também para hospedar sites de vários clientes.

Em resumo, o SiteGround oferece excelentes recursos premium e semi-gerenciados como cache, backup e certificado SSL, para os quais você pagaria muito mais em outras hospedagens.

Se quiser saber mais leia aqui uma análise completa do SiteGround que fizemos.

A desvantagem do SiteGround é que o suporte deles, apesar de ser excelente, é somente em inglês. Então se quiser uma hospedagem com atendimento em português veja a Hostinger abaixo.

Hostinger

A Hostinger é uma ótima hospedagem WordPress que oferece o melhor preço no mercado brasileiro hoje.

Recomendamos começar com o plano Premium que oferece 20 GB de espaço em disco e WordPress com 2x mais velocidade. Ele é o mais recomendado para sites em crescimento e atualmente está custando somente R$6,49 por mês!

Usando o cupom UNIVERSOWP no momento da compra você garante mais 8% de desconto! Aproveita que é por tempo limitado.

Se quiser saber mais sobre hospedagem WordPress barata veja esse artigo que fizemos.

Quais plugins você usa?

Quais plugins você usa para fazer o marketing digital do seu negócio ou dos seus clientes?

Compartilhe com a gente nos comentários abaixo quais plugins você gosta de usar e se esquecemos de citar algum.

Happy Marketing!

Deixe aqui seu comentário