SSL Gratuito para seu Website WordPress

Essa semana habilitamos o SSL no Universo WP. Se você reparar na barra de endereços verá que agora nosso website tem HTTPS na URL e o cadeado verde. Isso indica que a página é segura e possui um certificado válido.

Porque utilizar SSL no seu website

O primeiro e óbvio motivo é para garantir uma conexão segura entre seu website e o visitante. Websites do tipo HTTPS enviam informações de forma criptografada para seus visitantes e previnem que intrusos capturem a comunicação entre seu website e o usuário. O Google criou uma página sobre o assunto caso você queira se aprofundar.

Em Agosto de 2014 o Google afirmou no seu blog oficial que passou a levar em conta em seu algoritmo de ranqueamento o uso de HTTPS. Isso significa que desde então websites que utilizam a tecnologia recebem uma pontuação um pouco mais alta do que a de websites que não possuem.

Por fim, vale lembrar que no tráfego que passa por um website HTTPS para um HTTP todas as informações de “referência” (referrer) são removidas. Ou seja no seu Google Analytics essas visitas são registradas como tráfego direto. Se o seu website tem SSL, as informações são preservadas.

Como ter um site HTTPS sem pagar nada por isso

Uma vantagem de se utilizar uma boa hospedagem de websites é que ela sai sempre na frente das outras. Esse é o caso da SiteGround, que através de uma parceria com o pessoal da “Let’s Encrypt” oferece certificados SSL gratuitamente. E de forma muito simples!

Depois de criar sua conta no SiteGround vá até o painel de controle e na área security selecione  a opção Let’s Encrypt

https-wordpress-siteground

Na próxima tela, selecione o nome do domínio que você quer criar um certificado para ele e digite um endereço de email válido. Depois pressione o botão Install para prosseguir.

encrypt-wp

Depois de alguns momentos você terá um certificado SSL funcionando e configurado para o seu domínio. Simples assim! Agora você pode configurar seu website para funcionar via https://.

Atualizando seu WordPress

Se você já possui um website rodando em HTTP e quer atualizá-lo para HTTPS, depois de realizar o procedimento acima você vai precisar fazer algumas alterações na sua instalação do WordPress.

Atualize seu banco de dados

Como você quer que seu website funcione em um endereço diferente do atual (apesar de ser bem parecido o endereço agora será outro), vai ter que alterar seu banco de dados como se tivesse realizando uma migração. Escolha sua ferramenta de search & replace predileta, e altere todas referencias a http://seusite para https://seusite

Altere seu tema

Temas bem feitos não possuem referências absolutas a imagens e outros recursos (javascript, css, etc.). De um modo geral você não deve ter que alterar nada. Mas, se acontecer de o endereço de algum arquivo de seu site ter sido hard coded no seu tema, edite o tema colocando o novo endereço (e arrume um desenvolvedor que seja expert em WordPress  rsrs).

Force o uso de HTTPS

Você vai querer que todos os visitantes que acessem seu website via HTTP sejam redirecionados para a versão HTTPS daquela página. É importante que seu website não funcione nos dois endereços, pois isso será visto como conteúdo duplicado pelo Google.

Para redirecionar os usuários da forma correta, usando um redirecionamento do tipo 301, você pode criar uma regra no .htaccess ou utilizar um plugin para isso. Eu prefiro a segunda opção pois caso sejam feitas alterações manuais no .htaccess no futuro essas regras podem se perder. Utilizando um plugin você garante que elas serão re-criadas todas vez que salvar a sua estrutura de permalinks.

Conclusão

Pronto! Em menos de 10 minutos você tem um site funcionando com SSL em HTTPS sem pagar nada por isso. Se a oferta de certificados gratuitos para todos os seus os domínios não é motivo o suficiente para você contratar o SiteGround, saiba que eles são uma das poucas hospedagens que oferecem servidores compartilhados com suporte amplo a WordPress. Possuem sistema de cache fenomenal (que deixa seu site mais rápido), área de staging, suporte a GIT e diversas outras benesses. O Universo WP está hospedado lá e os indicamos sem medo.

Caso você tenha alguma dificuldade em instalar seu certificado pode entrar em contato conosco que te ajudaremos com o maior prazer!

Tags: , , ,

Categorias: ,

Veja isso:

  • Clayton Manoel

    Hospedei o meu site em wordpress com a Hostinger e eles ja me deram o certificado SSL, tenho o plano pago, mas é uma coisa a menos pra me preocupar em procurar e contratar, principalmente pra mim que tenho loja virtual. Não da pra ficar sem esse certificado de segurança, para o nosso bem e do nosso cliente.