O que é o WordPress e para que ele serve

O WordPress é uma plataforma gratuita de código aberto que você pode usar para criar blogs, sites e aplicativos.

WordPress.org

Conhecido também por ser um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), ou em inglês, Content Management System (CMS), o WordPress é um software que ajuda os usuários a criar, gerenciar e modificar o conteúdo de um site sem a necessidade de conhecimento técnico especializado.

Em outras palavras, o WordPress permite que você crie e gerencie seu próprio site, ou de seus clientes, usando um navegador web, sem precisar saber código ou programação.

Área administrativa do WordPress

WordPress é a plataforma mais popular no mundo

O WordPress se tornou uma das plataformas mais populares do mundo. Hoje, mais de 41% dos sites na web usam o WordPress, desde blogs amadores até sites de grandes empresas.

Conheça alguns grandes sites, bastante populares, que usam o WordPress:

  • Os maiores portais de notícias do mundo como Revista Time, BBC América, The New Yorker, Bloomberg, TechCrunch e sites da Editora Abril.
  • Sites governamentais como o da Casa Branca (Estados Unidos) e da Suécia.
  • Universidades como a Harvard e a Universidade de Washington.
  • Blogs das maiores empresas de tecnologia do mundo como a Microsoft e Facebook.
  • Grandes produtoras de entretenimento como Sony Music, MTV e Disney.
  • Artistas famosos como Rolling Stones, Beyoncé e Katy Perry.
  • Marcas mundiais de carros como a Toyota Brasil e Mercedes-Benz.

Diferenças entre wordpress.org e wordpress.com

Para não haver confusão, é importante deixar claro que existem duas “versões” mais conhecidas do WordPress, o WordPress.org (que abordamos nesse artigo e em todo nosso site), e o WordPress.com.

Iremos falar mais sobre suas diferenças em outro artigo, mas em resumo:

  • WordPress.org é o site oficial do software de código aberto e gratuito que você pode baixar, instalar em um servidor de sua preferência, e criar um site personalizado totalmente seu.
  • WordPress.com é um serviço, com um plano gratuito e outros pagos, que disponibiliza o WordPress (o mesmo do WordPress.org) para seus clientes poderem criar e gerenciar seus sites. A empresa por trás desse serviço é a Automattic, e o seu fundador Matt Mullenweg é também um dos criadores do WordPress.org.

Se você quer ter total liberdade para criar um site personalizado, 100% seu, recomendamos usar o WordPress disponível no WordPress.org. Para isso você irá precisar de um domínio e uma hospedagem de sites para colocar seu site online.

O que é possível criar com o WordPress?

O WordPress surgiu como uma ferramenta para publicação de blogs, porém ao longo dos anos ele evoluiu bastante e se tornou uma plataforma sólida e completa não só para criação de blogs, mas também para desenvolvimento de sites mais complexos e até mesmo aplicativos.

Hoje é praticamente possível criar qualquer aplicação web com o WordPress. As possibilidades são inúmeras, portanto selecionamos aqui algumas aplicações e usos mais comuns para exemplificar:

  • Blogs e sites profissionais
  • Portfólios
  • Portais de notícias
  • Lojas virtuais
  • Landing Pages
  • Área de membros
  • Fóruns
  • Redes Sociais
  • Wikis e bases de conhecimento
  • Diretórios comerciais (classificados)
  • Plataformas de Ensino a Distância (EAD)

Principais características e recursos do WordPress

Vamos ver agora as principais características e recursos que fizeram do WordPress uma plataforma tão versátil, popular e confiável, e porque você também deveria usá-lo.

O WordPress é gratuito

Isso mesmo, o WordPress é totalmente gratuito para usá-lo. Mas lembre-se, o WordPress em si é gratuito, porém para colocar seu site na internet você irá precisar de uma hospedagem de sites e um domínio, que nesse caso poderão ser pagos.

O WordPress é licenciado sob a licença GPL, que foi criada para proteger suas liberdades. Você é livre para usar o WordPress como quiser. Você pode baixá-lo, usá-lo, modificá-lo e até mesmo redistribuir suas versões modificadas, sem pagar nada por isso.

O WordPress é um software de código aberto

Isso significa que qualquer pessoa pode ter acesso e contribuir com o código do WordPress. Milhares de voluntários ao redor do mundo colaboram com o constante desenvolvimento e crescimento da plataforma.

Com o WordPress você pode criar e gerenciar seu conteúdo de forma simples

A simplicidade do WordPress torna possível que você publique seu conteúdo de forma fácil e rápida. Para isso, a plataforma conta com um avançado editor visual, conhecido como Editor de Blocos (que faz parte do novo projeto Gutenberg), que você pode usar para criar seu conteúdo sem precisar saber códigos ou programação. Você pode por exemplo, além de textos, inserir imagens, incorporar vídeos, botões, e muitos outros elementos.

Novo Editor de Blocos do WordPress

Com o WordPress você também tem total controle sobre seu conteúdo, isso significa que ninguém tem acesso ao seu conteúdo, ele é somente seu, para sempre.

O WordPress é extensível e customizável

Como nós vimos anteriormente, você pode criar praticamente qualquer tipo de site com o WordPress. Para isso, a plataforma conta com um sistema de Temas para alterar o estilo e aparência do site, e também um sistema de Plugins para alterar as funcionalidades do WordPress, adaptando-o às suas necessidades.

Existem milhares de temas e plugins prontos para você escolher e usar no seu site. Só no repositório oficial hoje existem mais de 8 mil temas e mais de 58 mil plugins à sua disposição. Isso sem contar os marketplaces como Theme Forest e Code Canyon. Muitos plugins são gratuitos, e outros podem ser pagos.

A grande vantagem é que toda essa flexibilidade permite seu site evoluir juntamente com você e seu negócio.

O WordPress é otimizado para os motores de busca

O WordPress é nativamente preparado para as ferramentas de buscas como o Google. Mas para um controle de SEO mais granular e avançado, existem vários plugins que podem te ajudar a otimizar seu site para os buscadores.

Como começar a usar o WordPress

Preparamos um passo a passo resumido e rápido para você começar a usar o WordPress. Basicamente você irá precisar de contratar uma hospedagem de sites e comprar um domínio para ter seu site online na web. Feito isso basta instalar o WordPress com sua famosa instalação de 5 minutos e pronto, é só começar a usar. Veja abaixo o passo a passo com mais detalhes.

Tempo total: 15 minutos

1º Contratar uma hospedagem WordPress

Primeira coisa que você irá precisar é de um servidor web para armazenar e disponibilizar seu site WordPress na internet. Para isso você pode contratar empresas de hospedagem de sites que oferecem esses servidores. Você pode ver o nosso guia de como contratar uma hospedagem WordPress ou contratar uma das duas hospedagens que indicamos aqui no site, o SiteGround (melhor qualidade e mais caro) ou a Hostinger (melhor custo-benefício).

2º Comprar um domínio

Depois de contratar a hospedagem você irá precisar de um domínio para as pessoas acessarem o seu site de forma fácil. O domínio é o endereço do seu site na internet, por exemplo nosso domínio é o universowp.com.br. Muitas empresas de hospedagem oferecem um domínio gratuito na contratação de planos maiores, o que facilita bastante. Como no caso da Hostinger a partir do plano WordPress Starter você já terá um domínio grátis. Ou você também pode comprar um domínio separadamente. Para domínios nacionais, como .com.br, recomedamos o Registro.br e para domínios internacionais, como .com, recomendamos o Namecheap. Se comprar o domínio separadamente você deverá “conectar” o seu domínio à sua hospedagem, e essa configuração pode variar dependendo de cada empresa de domínio e hospedagem.

3º Instalar o WordPress na hospedagem

Com a hospedagem contratada e o domínio comprado basta instalar o WordPress para começar a criar seu site, e para isso existe a famosa instalação de 5 minutos do WordPress. Hoje é bastante comum as empresas de hospedagem oferecem instaladores fáceis e rápidos para o WordPress. Esse processo pode variar um pouco de hospedagem para hospedagem. Pesquise no painel da sua hospedagem a opção de instalar o WordPress.

4º Começar a criar seu site!

Feito esses 3 passos agora é só começar a criar o seu site WordPress!

Conclusão, o WordPress é para você?

Agora que você sabe o que é para que serve o WordPress, você deve estar se perguntando se o WordPress é realmente uma boa opção para você ou seu negócio.

Se você procura uma plataforma gratuita, flexível e que te dê liberdade para criar sites do jeito que você quiser, sem precisar saber código ou programação, então você irá adorar o WordPress.

Por tudo isso que descrevemos nesse artigo para nós ele é a melhor opção para criar sites hoje, seja para você ou seus clientes.

Talvez seu começo com o WordPress não seja tão simples quanto parece, mas a realização e liberdade de criar um site totalmente seu, vai fazer o esforço valer a pena. E você pode contar com nossos conteúdos didáticos e práticos para lhe guiar no vasto universo do WordPress.

Compartilhe com a gente abaixo o que você acha do WordPress e sua experiência com a plataforma. Se ainda tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários também que iremos fazer o possível para responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.