WordPress 5.3 será lançado em Novembro: veja as novidades

O WordPress 5.3 está previsto para 12 de novembro de 2019. Será o último grande lançamento do ano e irá apresentar algumas melhorias significativas.

Estamos acompanhando o desenvolvimento dessa versão, testamos e trouxemos as principais novidades para você.

Melhorias no Gutenberg

Primeiro, se você não sabe o que é o Gutenberg veja nosso post de introdução ao Gutenberg.

O foco do WordPress 5.3 foi em aprimoramentos no Gutenberg, apresentando mais de 150 novos recursos, melhorando e expandindo o editor com novos blocos, interações mais intuitivas e acessibilidade aprimorada.

Além das melhorias e inclusão de blocos no Gutenberg, a interface e a experiência geral do usuário também serão aprimoradas com novas animações e dicas visuais de interação.

Novo grupo de blocos

A partir da versão 5.3 você poderá agrupar blocos e interagir com eles juntos. Basta adicionar um bloco de grupo e começar a adicionar outros blocos dentro dele, poderá arrastar e soltar blocos já existentes e também desagrupá-los.

Isso irá facilitar muito para criar e salvar grupos de blocos reutilizáveis em todo o site. Veja no gif abaixo:

Melhorias em vários blocos

O bloco de imagem irá receber estilos, por exemplo você poderá colocar uma máscara circular nas imagens, tornando-as mais agradáveis.

Estilos nos blocos de imagens

O bloco de colunas irá permitir que você escolha um layout para suas colunas ou ajuste a largura de cada coluna separadamente.

Ajuste da largura das colunas de forma individual

O bloco de tabelas também será aprimorado no WordPress 5.3. Agora você poderá selecionar estilos e adicionar listras às linhas da tabela, bem como adicionar cabeçalho e rodapé.

Bloco de tabela com novos estilos, cabeçalho e rodapé

O bloco de botão irá receber configuração de raio da borda do botão (border-radius), e também poderá configurar atributos como rel do link, target podendo abrir o link em nova aba, e nofollow caso deseje.

Melhorias no bloco de botão

Por último e não mesmo importante, na verdade muito útil, o bloco de lista de posts irá permitir exibir o resumo do post e controlar o tamanho do texto. Infelizmente ainda não permite nativamente exibir a imagem thumbnail do post, para isso ainda precisamos recorrer a plugins.

Novo tema padrão Twenty Twenty

Esta versão virá com um novo tema padrão do WordPress chamado Twenty Twenty.

Este lindo tema foi desenvolvido por Anders Norén e é baseado no Chaplin, um tema gratuito do WordPress lançado anteriormente no diretório de temas do WordPress.org.

Novo tema padrão Twenty Twenty do WordPress

O tema ficou realmente muito bonito, minimalista, focado na clareza e legibilidade do conteúdo, incluindo uma tipografia elegante com a fonte Inter. Essa fonte funciona muito bem para títulos e cabeçalhos, tornando-os mais proeminentes e nítidos. Também fica ótimo em telas menores.

O Twenty Twenty incluirá suporte completo ao Editor de Blocos do Gutenberg, bem como estilos no editor que garantem que a experiência de edição corresponda ao resultado da página final.

Segundo Anders: “O Twenty Twenty foi projetado com foco em flexibilidade. Se você deseja usá-lo para uma organização ou empresa pode combinar colunas, grupos de blocos e mídias com alinhamentos perfeitos para criar layouts dinâmicos para exibir seus serviços ou produtos. Se você deseja usá-lo em um blog tradicional, a coluna de conteúdo centralizado também é perfeita para isso.” (tradução livre)

Visualização de Post do tema Twenty Twenty

Outras melhorias no WordPress 5.3

Uploads de imagens aprimorados

Enviar imagens muito grandes pode acarretar em problemas, geralmente as taxas de uploads dos nossos provedores de internet são baixas, por isso devido ao tamanhos das imagens requer mais tempo para concluir o upload.

A versão 5.3 do WordPress irá melhorar essa experiência salvando o progresso de upload da imagem, isso quer dizer caso tenha algum problema e seja interrompido o processo de upload o WordPress conseguirá retomá-lo de onde parou.

Ele também irá corrigir automaticamente a rotação da imagem. Isso irá facilitar o processo de inserção de imagens nos seus posts e páginas.

Melhorias no diagnóstico de saúde do seu site

O diagnóstico de saúde e segurança do seu site introduzido na versão 5.1 – que ajuda os proprietários de sites a ficar de olho nos problemas de desempenho e segurança que podem afetar seu site – irá receber melhorias.

A principal mudança é que ele irá destacar de forma mais detalhada o que pode ser melhorado e o que está bom no seu site.

Mais consistência na interface da área administrativa

O WordPress 5.3 apresentará várias alterações na aparência geral da interface administrativa do WordPress.

Pode parecer bobeira ou que não são “grandes” alterações, talvez alguns usuários nem irão notar, no entanto é muito importante ter uma consistência ao longo de toda interface visual do WordPress. Isso garante uma melhor experiência e usabilidade com a ferramenta.

O objetivo principal será melhorar os contrastes de cores nos campos e botões dos formulários, adicionar uma nova paleta de cores e combinar a aparência do editor e o restante das telas de administração do WordPress.

Melhorias para desenvolvedores

O WordPress 5.3 traz várias melhorias para os desenvolvedores. Abaixo destacamos as principais mudanças nas engrenagens do WordPress.

O WordPress 5.3 virá com um tratamento aprimorado das funcionalidades de data e fuso horário, o que permitirá que os desenvolvedores lidarem com datas com mais eficiência em seus projetos.

O WordPress 5.3 oferecerá uma maneira melhor de desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar um site quando você marcar a opção “Desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar este site”.

Compatibilidade com o PHP 7.4

O suporte do WordPress às versões mais recentes do PHP está sendo louvável e que merece destaque.

Isso é muito importante para os desenvolvedores poderem usar novos recursos da linguagem e melhorarem sua produtividade. Além de garantir mais segurança e performance aos sites.

O WordPress 5.3 tem como objetivo ser totalmente compatível com o PHP 7.4. Sempre recomendamos que todos usuários utilizem as versões mais recentes do PHP (não esqueça de testar a compatibilidade dos seus plugins e tema antes de atualizar no seu servidor).

Ajude a testar a nova versão 5.3 do WordPress

Você pode testar a nova versão em um ambiente de teste local de forma muito fácil com o plugin WordPress Beta Tester (não recomendamos fazer isso na sua hospedagem ou em sites em produção).

Você também pode baixar e testar o novo tema Twenty Twenty.

Se você acha que encontrou algum bug, pode postar na área Alpha/Beta no fórum de suporte. Tenho certeza que os desenvolvedores voluntários do WordPress irão gostar muito de ouvir sua opinião.

Se você se sente à vontade para escrever um relatório de erro reproduzível, envie um no WordPress Trac, onde também poderá encontrar uma lista de erros já conhecidos.

E você, o que achou das novidades da nova versão do WordPress 5.3? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Rolar para cima
BLACK FRIDAY DE HOSPEDAGEM
COM 90% OFF + 8% DE DESCONTO
USANDO O CUPOM
Dias
Horas
Minutos
Segundos