Devo atualizar para o WordPress 5.0?

Pegando a todos de surpresa Matt anunciou o lançamento da versão 5.0 do WordPress para o dia 6 de Dezembro (amanhã!), e junto com ela virá o tão falado editor Gutenberg. Para ajudar você a decidir o que fazer a respeito dessa atualização e como se preparar iremos responder nesse post as principais dúvidas que podem surgir.

O Gutenberg muda totalmente a maneira como você irá editar conteúdo no WordPress, portanto leia este post primeiro se você não sabe o que é o Gutenberg.

Contrariando muitas pessoas da comunidade foi anunciado anteontem a data para lançamento da versão 5.0 do WordPress para amanhã, 6 de Dezembro. Segundo o Matt a versão se encontra estável para lançamento (ao contrário do que muitos pensam).

Independentemente se você é a favor ou contra a nova atualização, a questão é que ela será lançada e é bom se preparar.

Agora é o momento certo para atualizar?

Quando se incrementa o primeiro número da versão de um software (nesse caso o 5.x.x), isso quer dizer que grandes mudanças estão por vir.

E grandes mudanças geralmente querem dizer incertezas e talvez incompatibilidades, por isso eu costumo (e recomendo) aguardar algum tempo para ver a repercussão dessas mudanças no mercado e poder testá-las antes de atualizar.

Se essa época de final de ano for um período importante e atarefado para sua empresa, e se não houver nenhuma razão convincente para você atualizar para a nova versão, nossa recomendação é: adie a atualização!

Não há nada que diga que você deve atualizar no momento em que uma nova versão for lançada. Você pode apertar o botão de atualização somente quando estiver pronto.

Quanto tempo aguardar para atualizar para o WordPress 5.0?

Aguarde até estar mais tranquilo para poder testar com calma antes de atualizar, provavelmente em janeiro quando terá passado essa época de fim de ano agitada.

Qualquer complicação que ocorrer durante a atualização pode lhe acarretar prejuízos, por isso melhor aguardar.

Mesmo porque todas as novidades da versão 5.0 ainda estarão lá em janeiro. Na verdade, como vários lançamentos de patches (correções menores) já estão sendo planejados, provavelmente o Gutenberg estará mais estável em janeiro. 

E se mesmo assim eu quiser ou precisar fazer a atualização?

Antes de atualizar é importante saber se o tema e plugins que você usa estão preparados para o Gutenberg. 

Verifique se seus plugins e tema estão prontos ou pelo menos “trabalham” com o Gutenberg testando ou conferindo no site e/ou documentação dos mesmos.

Se seu site não estiver pronto para o Gutenberg não tem problema! Você poderá atualizar assim mesmo.

Antes de atualizar o WordPress instale e ative o plugin Editor Clássico e você terá a mesma experiência de edição como na versão atual (4.9.8) ou anteriores, e você ainda obterá as outras melhorias e correções que serão introduzidas na versão 5.0.

Veja nesse post como testar o Gutenberg e usar o plugin Editor Clássico.

O que fazer quando for atualizar para o WordPress 5.0?

Quando for fazer qualquer atualização do WordPress, temas ou plugins, sempre, sempre mesmo, faça um backup ou use uma área de testes antes de fazer a atualização.

Se a sua hospedagem não tem uma área de testes (Staging Area) e seu site for essencial para sua empresa, recomendamos muito contratar uma hospedagem que tenha esse recurso. Facilita muito atualizar e testar modificações no seu site com segurança e tranquilidade.

Se ainda tiver alguma dúvida com relação à nova versão do WordPress e sobre o Gutenberg deixe nos comentários abaixo que iremos fazer o possível para responder.

Deixe aqui seu comentário