WordPress completa 18 anos

Hoje faz 18 anos desde o lançamento da primeira versão do WordPress por Matt Mullenweg e Mike Little em 27 de maio de 2003. Nesses 18 anos, em sua missão de democratizar a publicação na web, o WordPress transformou a vida de muitas pessoas, empresas, organizações e comunidades ao redor do mundo.

O WordPress nos deu voz, permitiu sermos vistos, lançarmos nossos sonhos, negócios e projetos, e gerou oportunidades para muitas pessoas e empresas ganharem dinheiro (mas muito dinheiro mesmo). Por isso somos muito gratos por essa ferramenta e essa comunidade maravilhosa.

Desde seu último aniversário foram feitos 40 lançamentos e agora também a ferramenta suporta mais de 40% da web. Para comemorar esses números a comunidade preparou uma lista de 40 fatos que marcaram a história do WordPress (em inglês).

O WordPress precisa de você

Como o WordPress é um projeto de código aberto, ele é criado por pessoas voluntárias ao redor do mundo. Para promover a contribuição e continuar com o crescimento da plataforma o co-fundador Matt Mullenweg propôs um projeto chamado Five for the Future.

Lançado em 2014, o projeto incentiva pessoas e organizações a contribuírem com 5% de seus recursos para o desenvolvimento do WordPress, seja financeiramente ou com seu tempo e habilidades.

Qualquer pessoa pode contribuir para o Five for the Future. Muitos colaboradores se concentram no lado técnico do WordPress, como o desenvolvimento do código, mas também há equipes trabalhando em outras áreas, como marketing, tradução, treinamento e comunidade. Sempre há uma maneira de se envolver, seja qual for o seu conjunto de habilidades.

Como você também pode colaborar com o WordPress

Para levar essa plataforma ainda mais adiante, convidamos você também a se envolver nesse projeto incrível. Existem várias formas que você pode colaborar:

Sempre há alguma coisa a fazer. Se você usa o WordPress seja para publicar o seu conteúdo na web ou ganhar o seu “pão de cada dia” lhe convido a retribuir em gratidão, você verá como isso é gratificante e refletido de volta para você.

Nos conte sua história

Você tem alguma experiência ou história com o WordPress? Ou tem feito algo para colaborar com o projeto? Nos conte nos comentários abaixo, iremos ficar muito felizes em saber.