O que é possível criar com o WordPress?

O WordPress surgiu em 2003 como um simples sistema para publicação de blogs, porém ao longo desses anos o WordPress evoluiu muito, tornando-se uma sólida plataforma para criação de diversas aplicações além de blogs e sites.

Nesse processo de evolução tivemos marcos importantes que permitiram que o WordPress fosse usado para criação de vários tipos de aplicações. Vamos citar os mais importantes para você conhecer:

  • Primeiro grande marco foi em 2004 com a implementação do Sistema de Plugins. Isso permitiu que desenvolvedores estendessem as funcionalidades padrões do WordPress, abrindo caminho para o surgimento de um enorme ecossistema em torno da plataforma, que hoje conta com mais de 53 mil plugins (só no repositório oficial).
  • Segundo grande marco foi em 2010 com a introdução dos Tipos de Posts Personalizados. Este foi um grande passo do WordPress em direção a se tornar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) completo.
  • Terceiro grande marco foi em 2016 com a implementação da API Rest no WordPress. Em resumo, a API fornece uma interface de acesso “programável” ao seu site WordPress, abrindo caminho para métodos inovadores de interação por meio de plugins, temas, aplicativos para celulares e muito mais.

Além do fato de que, por ser um software de código aberto, qualquer pessoa pode ter acesso ao código fonte do WordPress. Você é livre para ler, estudar e modificar o código do WordPress. Portanto se você for um desenvolvedor web que conheça a linguagem PHP, dentre outras tecnologias web, pode “transformar” o WordPress em o que você quiser!

Devido a essas características e recursos podemos dizer que é praticamente possível criar qualquer solução com o WordPress! O limite é a sua imaginação e sua capacidade técnica em programar.

Hoje podemos considerar o WordPress como uma sólida plataforma web, na qual podemos estendê-lo e construir diversas soluções e aplicações “em cima” ou “à partir” dele, conforme ilustra a imagem abaixo:

Matt Mullenweg, State of the Word 2013

Veja aqui um excelente caso na prática de como o WordPress pode ser usado como plataforma para desenvolvimento de aplicações avançadas.

E se eu não souber programação ou códigos?

Para isso existem os plugins! Você não precisa saber programar ou escrever códigos para usufruir das capacidades do WordPress.

Para te ajudar iremos listar no próximo artigo algumas indicações de plugins para vários tipos de aplicações que você pode criar com o WordPress sem precisar saber código ou programação.

Fique ligado e não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.