Genesis framework de WordPress. O que é? Vale a pena?

WordPress Genesis Framework

Toda empresa desenvolvedora de temas para WordPress geralmente utiliza um framework como base para criar seus temas. Isso evita re-trabalhos, garante uma consistência nos temas e facilita a manutenção e atualização dos mesmos.

Se você desenvolve temas de WordPress e não utiliza um framework, deveria estar utilizando. Mesmo que seja um framework desenvolvido por você mesmo.

Como não precisamos re-inventar a roda, um caminho óbvio é a utilização de um framework já existente. Um dos mais famosos e robustos frameworks existentes no mercado de WordPress é o Genesis, desenvolvido pelo pessoal da StudioPress.

O Genesis "puro"
O Genesis “puro”

Pontos fortes do Framework Genesis

Abaixo analisamos as principais características desse framework.

Otimizado para motores de busca

Além das opções clássicas de SEO, o Genesis suporta esquemas do Schema.org, que permitem a utilização de microdados no código de seu site. Isso aumenta ainda mais a otimização – assim como a Identificação de Autoria no Google, que o Genesis faz com que seja facílimo de utilizar. O Framework Genesis sempre cuidou das partes básicas do SEO, como a utilização de um código bem otimizado para máxima performance, e agora está ainda melhor.

Os temas desenvolvidos sobre o Genesis foram totalmente otimizados pelo Greg Boser, um expert referência no meio do SEO. Com as atualizações automáticas do framework, você nunca terá que pensar sobre isso novamente. Seu código está sempre atualizado com as melhores práticas e totalmente otimizado.

Layouts responsivos em HTML5

genesis-mobileTodos os temas desenvolvidos sobre o Genesis são responsivos, se adaptando à diferentes dispositivos. E você não precisa pagar a mais por isso. Além disso, o visual do seu site pode ser atualizado quase automaticamente com a utilização de child themes. Você nem precisa de um designer ou um desenvolvedor especializado para isso.

Você pode mudar radicalmente a aparência de um site toda semana se você quiser, e você nunca vai prejudicar seus rankings no Google por isso… pois o design fica completamente separado do código central que faz seu site funcionar bem.

TUDO ilimitado

Com o Genesis você recebe suporte ilimitado, atualizações ilimitadas, sites ilimitados. Para sempre. Isso mesmo, você pode instalar seus temas em quantos sites quiser, sem frescuras de licenças especiais! Sem falar que o suporte é de primeira e responde todas as questões prontamente.

Estado da arte em segurança

O pessoal da StudioPress convidou o expert em segurança Mark Jaquith para avaliar todo o código do framework e, assim, fazê-lo o mais seguro possível.

Atualizações feitas de forma instantânea

Muitos sites são hackeados porque eles não foram atualizados. E os donos dos sites não os atualizam porque algumas vezes pode ser bem complicado. Muitos usuários de WordPress passam horas ou até mesmo dias corrigindo problemas que aparecem quando atualizam seus sites e seus temas começam a apresentar bugs.

Com o Genesis Framework esse problema não existe, tudo é integrado. Você não precisa da ajuda de um desenvolvedor toda vez que for atualizar seu site!

Customizações feitas de forma fácil

Uma das principais vantagens do Genesis é que ele é totalmente integrado ao WordPress e suas ferramentas de customização. Com uma impressionante preocupação em manter um código limpo que não deixe os websites mais lentos.

Pronto para Widgets

Foco em permitir customização dos temas sem necessidade de desenvolvedores ou programadores.

Opções do tema (theme options)

Possiblidade mudar esquemas de cores e outras opções facilmente, tão simples quanto selecionar uma opção num menu dropdown.

Sistema de comentários bem pensados

Comentários são importantes para garantir engajamento dos visitantes. Os temas feitos para o Genesis são feitos com a experiência dos usuários em mente.

Acesso a tutoriais exclusivos

Ao adquirir o Genesis você tem acesso a um monte de tutorais sobre WordPress feito pelo pessoal da StudioPress

Widgets Exclusivos

Como muitos dos temas são widgetizados além da barra lateral (sidebar) foram desenvolvidos alguns widgets para o Genesis que podem ser usados em diversas partes do seu tema.

Conclusão

Vale a pena? Eu diria que vale a pena adquirir o Genesis se:

  • você trabalha desenvolvendo temas de WordPress para seus clientes e quer uma base sólida para seus sites em WordPress;
  • você pretende desenvolver um tema que quer sempre manter a atualizado e ter certeza que estará sempre pronto para as novas versões do WordPress.

Outros casos que podem valer a pena:

  • se você é um web designer ou de uma agência pode valer muito a pena comprar o pacote completo de temas do Genesis, economizar uma grana preta e ainda ter um leque enorme de temas para oferecer a seus clientes.

E ainda:

  • Se você busca apenas um tema de qualidade para seu site, indico a utilização de um tema que utilize o Genesis como base.

Deixe aqui seu comentário